0

Manipulação de Strings em Python

pythonManipulação de Strings em Python

Variáveis strings em Python são classificadas como variáveis mutáveis ou imutáveis. Existem várias funções para manipulação de strings, nesta postagens vou exemplificar algumas delas.

Como vimos na postagem anterior usamos o sinal de porcentagem para realizar a interpolação de variáveis, o uso de interpolação é mais eficiente na hora de usar algum recurso de memória. Segue abaixo uma lista mais completa dos símbolos de interpolação.

▪ %s: string.
▪ %d: inteiro.
▪ %o: octal.
▪ %x: hexacimal.
▪ %f: real.
▪ %e: real exponencial.
▪ %%: sinal de percentagem.

Em Python as variáveis do tipo String são imutáveis, não permitindo operações de adição, subtração ou até mesmo remover algum carácter da string. Para operações que envolvam o uso de string o Python cria uma nova string para cada operação realizada.

Segue um exemplo de uso de uma variável string.

Resultado do Script de Manipulação de Strings.

resultadoManipulacaoString

0

Sintaxe Python

python

A linguagem Python é uma das linguagem que possuem uma das sintaxes mais claras e eficientes. Os programas feitos em python são constituídos por linhas, que podem continuar nas linhas seguintes sendo quebradas pelo uso do caractere  barra invertida ao final de cada linha. Além disso podemos quebrar linhas das seguintes formas:

Em Python, os blocos de código são delimitados pelo uso de indentação. A indentação deve ser constante no bloco de código, porém é considerada uma boa prática manter a consistência no projeto todo e evitar a mistura tabulações e espaços. A recomendação oficial do Python é o uso de quatro espaços na indentação do código.

Variáveis no Python

No Python as variáveis são criadas por atribuição e destruídas pelo garbage colector quando as mesma deixam de ser referenciadas. Assim como na maioria das linguagens são recomendadas as regras a seguir na hora de criar variáveis.

      • Os nomes devem começar com letras;
      • Não devem possuir acentuação;
      • Pode conter sublinhados e Números;
      • O Python é case-sensitive;

O Python trabalha com os tipo de dados simples (Texto e Números) e complexos (Lista, Tupla e Dicionário).

Variáveis Numéricas

Resultado:

numeros

Operadores Aritméticos

  • (+) Adição
  • (-) Subtração
  • (*) Multiplicação
  • (/) Divisão
  • (//) Divisão Inteira
  • (%) Modulo (resto da divisão)
  • (**) Potenciação (pode ser usada para calcular a raiz através do uso de expoentes fracionários, exemplo: 40**0.5)

 Variáveis Texto

No Python podemos trabalhar com variáveis strings padrão ou unicode podendo ser declaradas com uso de aspas simples ou duplas.

Resultado:

String

Interpolação de Variáveis

Para fazer interpolação de variáveis usamos o operador “%” assim como no exemplo anterior nas linhas 10 e 11. Para interpolação de variáveis usamos os seguintes símbolos:

      • %s para String
      • %d para Integer
      • %f para Float

Exemplo:

Resultado:

caracteres

 

0

Conhecendo o Python

python

O Python é uma linguagem de altíssimo nível orientada a objeto, de tipagem dinâmica e forte, interpretada e interativa.

O Python possui uma sintaxe clara  que favorece a legibilidade do código fonte, tornando a linguagem mais produtiva. A linguagem inclui diversas estruturas de alto nível (listas, dicionários, data / hora, complexos e outras) e uma vasta coleção de módulos prontos para uso, além de frameworks de terceiros que podem ser adicionados.

Também possui recursos encontrados em outras linguagens modernas, tais como: geradores, introspecção, persistência, metaclasses e unidades de teste. Multiparadigma, a linguagem suporta programação modular e funcional, além da orientação a objetos.

Python é um software de código aberto (com licença compatível com a General Public License (GPL), porém menos restritiva, permitindo que o Python seja inclusive incorporado em produtos proprietários).  Além de ser utilizado como linguagem principal no desenvolvimento de sistemas, o Python também é muito utilizado como linguagem script em vários softwares, permitindo automatizar tarefas e adicionar novas funcionalidades, entre eles: BrOffice.org, PostgreSQL, Blender, GIMP e Inkscape.

Download do Python

O download da implementação oficial do Python está disponível em: http://www.python.org/download.

Implementação

Como dito no texto acima o Python possui uma linguagem clara que ajuda ao desenvolvedor na hora da legibilidade do código fonte. Segue um exemplo de um array com o uso do Python.

A indentação do código no Python é fundamental para uma boa interpretação.

Este Artigo é uma Citação do Livro: Python para Desenvolvedores, atualmente usei o mesmo no meus estudos sobre python e me ajudou bastante.