0

Web Services Semânticos

WEB SERVICES SEMÂNTICOS

Você sabe o que é WEB 3.0? Já ouviu falar em Web Semântica, logo abaixo segue um resumo que eu fiz para apresentação do meu Projeto Final da Universidade Unigranrio. 

Web Services Semânticos
 
Possibilita que máquinas possam tomar decisões com base em requisições dos usuários e nos dados armazenados na web, estejam eles em banco de dados ou em arquivos XML. Permitindo a interação entre sistemas computacionais e humanos no gerenciamento e na utilização destes dados previamente armazenados.
 
Web Semântica
 
A Web como conhecemos hoje é definida como sintática onde computadores apresentam informações e quem interpreta são os humanos. É uma extensão da web atual que permitirá aos computadores e humanos trabalharem em cooperação.
 
A Web Semântica é um modelo que promete organizar as informações contidas na web. A web deixará de ter um status de apresentador de informações para um status de interpretadorA organização e utilização dos dados de forma inteligente passam a ser o grande diferencial da Web Semântica.
 
Permitir que pessoas explorem, associem e conectem informações para obter novos conhecimentos é a promessa da Web Semântica.
 
Interliga significados de palavras, tem como finalidade conseguir atribuir um significado (sentido), aos conteúdos publicados na web de modo que o mesmo seja perceptível tanto pelo homem como pela máquina.
 
Ontologias
 
Modelo de dados que representam um conjunto de conceitos dentro de um domínio e os relacionamento entre esses conceitos.
 
É utilizada para realizar inferências entre conceitos.
 
É utilizada em : Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Arquitetura da Informação, Web Semântica.
 
Descrevem:  Indivíduos (Objetos Básicos), Classes (Conjuntos, Coleções ou Tipos de Objetos), Atributos (Propriedades, Características e Parâmetros que um Objeto pode compartilhar), Relacionamentos.
 
OWL ( Web Ontology Language )
 
Linguagem de Ontologias da Web.
 
Adiciona ao modelo RDF vocabulário para descrever classes, fatos sobre estas classes, relacionamentos entre classes e instâncias e características destas relações.
 
Adiciona semântica de modelagem de dados que são mais poderosas do que nos Banco de Dados convencionais. Modelos de Negócios são mantidos sintaticamente e semanticamente dentro de uma estrutura OWL.
 
Baseado em RDF.
 
RDF ( Resource Description Framework )
 
É uma especificação padrão de dados e modelagem utilizada para codificar metadados.
Linguagem de representação de informação na internet.
 
São modelos ou fontes de dados (metadata);
 
Tem como objetivo criar um modelo Simples de Dados, usar vocabulários URI-Based e uma sintaxe XML-Based e suportar o uso de XML.
 
Componentes Básicos: Recurso (URI), Propriedade, Valor.
 
Quem usa a Web Semântica hoje?

Páginas Web de Consumidores
 
Yahoo
Hakia (buscador)
BBC Online
DBPedia
FreeBase (por metaWeb)

Softwares de Negócios
 
Thomson Reuters Calais
Banco de Dados Oracle
IBM Registry
Down Jones Client Solutions
Microsoft
 É um resumo bem básico, porém dá pra ter uma noção do que esta tecnologia é capaz.
Para quem se interessou sobre o tema e gostaria de saber mais. Leiam a definição de Web Semântica no portal do Consorcio W3C.
 
Não poderia deixar de citar o nome dos meus amigos que contribuíram para o crescimento de nossos estudos.

Grupo do Projeto Final: 
Fabiano Costa
Paulo Ricardo
Renan Santos

Fonte de Pesquisa do Resumo:

Livro: Web Semântica para Leigos, 2010 por J. Pollock
Revista: SQL Magazine, Edição 98, Ano 8.