0

Enviando Emails com PHPMailer e Gmail

images (3)Enviando Emails com PHPMailer e Gmail

Recentemente implementei um módulo de envio de emails em uma aplicação que gerencio e para agilizar e facilitar a implementação do módulo fiz uso do PHPMailer. O PHPMailer é uma classe pronta para envio de e-mails através do PHP via conexão SMTP. Através do uso desta classe podemos implementar uma forma segura de envio de emails. A implementação se torna bem simples quando utilizamos o PHPMailer e pessoalmente acho bem mais segura do que usar a função mail() do PHP.

Antes de começar devemos realizar os seguintes passo:

1- Configurar o php.ini para aceitar a conexão SSL, basta inserir a linha abaixo no arquivo php.ini do seu compilador php.

 2 – Fazer o download do framework do PHPMailer no caminho abaixo:

Link do Google Code: https://code.google.com/a/apache-extras.org/p/phpmailer/downloads/list

Após realizar o download extrair os arquivos em uma pasta com o nome phpmailer no mesmo diretório onde você implementará o script de envio de e-mail.

Feito assim os passos 1 e 2 vamos para a implementação do módulo de envio de e-mail. Primeiramente vamos montar um formulário simples para enviar as mensagens.

formEmail

Segue a implementação do Formulário:

Salve o mesmo com o nome formemail.php. O mesmo manda uma requisição para o script enviaremail.php que será responsável por fazer o envio do e-mail. Segue a implementação do script enviaremail.php.

Nas linhas 15 e 16 deverão ser informados o usuário e senha de uma conta válida de e-mail para envio, realizei o teste com uma conta Gmail e obtive sucesso. Pode ser que ao testar com outros servidores de e-mail a forma de autenticação possa ser diferente assim como a porta e o protocolo utilizado pelo mesmo. Por fim segue uma página de sucesso que será exibida em caso de sucesso ao enviar o e-mail.

Espero ter ajudado em seus estudos ou pesquisa.

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

42 − 36 =