0

Orientação a Objetos em PHP

phpEncapsulamento

O encapsulamento é um recurso da Orientação a Objetos que tem como função esconder os dados de um objeto de outros objetos, permitindo que os mesmo sejam acessados através de seus próprios métodos. Com o recurso de encapsulamento uma classe possui responsabilidades sobre os seus atributos. Uma de suas vantagens é esconder do usuário os detalhes de implementação do objeto.

Para implementar o encapsulamento em um objeto de uma classe de domínio, podemos definir visibilidade as propriedades e dos métodos deste objeto. A visibilidade define a forma que suas propriedades serão acessadas através do uso de modificadores de acessos.

Modificadores de Acesso

Os modificadores de acesso definem a visibilidade de cada propriedade ou método de um objeto. A visibilidade de uma propriedade pode ser: public, protected, private, static. A visibilidade de um método pode ser: public, static, private,final.

Visibilidade de Atributos

  • Modificador public

A visibilidade padrão de um atributo é publica isto significa que o mesmo pode ser acessado e modificado em qualquer lugar de sua aplicação. Mantendo as boas práticas de programação, devemos inserir o modificado public na declaração de um atributo.

Sintaxe:

  • Modificador private

Um atributo privado só pode ser acessado pela classe onde foi declarado, o mesmo não é acessado através de suas subclasses.

Sintaxe:

  • Modificador static

Um atributo static não precisa ser instanciado para ser acessado.

Sintaxe:

Para acessar o atributo estático for do escopo de uma classe sem instanciar o objeto, basta colocar o nome da classe onde foi declarado no inicio da declaração.

Exemplo:

  • Modificador protected

Um atributo protected só pode ser acessado pela classe onde foi declarado e nas suas subclasses.

Sintaxe:

Visibilidade de Métodos

  • Modificador public

Todos os métodos que não possuem um modificador por default são públicos, porém é recomendado que defina o modificador public na hora da criação do método.

Sintaxe:

  • Modificador private

O modificador de acesso private, define que um  método só pode ser acessado dentro do escopo de sua classe.

Sintaxe:

  • Modificador static

Um método static permite que sejam acessados atributos estáticos dentro de uma classe e nada mais. Não é preciso instanciar um objeto para acessar um método estático.

Sintaxe:

  • Modificador final

O modificador de acesso final, define que um  método não pode ser sobrescrito nas subclasses.

Sintaxe:

 

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

2 + 8 =