0

Urls Amigáveis e .htaccess

phpUrls Amigáveis e .htaccess

Neste tutorial segue um exemplo de configuração de Urls amigáveis através do arquivo .htaccess. Primeiramente devemos habilitar o modo de reescrita do nosso servidor apache.

O mod_rewrite é um recurso do servidor apache que faz a reescrita de uma URLs usando expressões regulares antes do arquivo ser chamado. Funciona de forma semelhante a um redirecionamento, mas sem alterar o endereço no navegador.

Para habilitar a reescrita de uma Url você deve retirar o comentário da linha #mod_rewrite; do arquivo php.ini do seu servidor Apache.

Observação: Verifique também a linha “LoadModule rewrite_module modules/mod_rewrite.so”  do seu arquivo httpd.conf não está comentada.

O arquivo .htaccess contém as regras de reescrita da URL, este arquivo deve ficar na raiz do site. Se este arquivo não existir você pode cria-lo em um aplicativo de texto comum (como o bloco de notas do Windows), enviar para o servidor e renomear.

Implementando o Arquivo .htaccess

  • Remover o .php das páginas

Ao acessar www.meusite.com.br/artigo é mesmo do que acessar www.meusite.com.br/artigo.php.

  • Não permitir acesso a diretórios

Não permite o acesso a diretórios como os diretórios de imagens, scrips, etc.

  • Páginas de Erro

Retorna páginas específicas para cada tipo de erro na requesição HTTP.

  • Redirecionamento para Script com um parâmetro GET

Ao acessar www.meusite.com.br/recuperar/olá+mundo a requisição será interpretada como www.meusite.com.br/recuperar?txtmsg=’olá mundo’.

  • Redirecionamento para Script com dois parâmetros GET

Ao acessar ‘www.meusite.com.br/recuperar/olá+mundo/php’ a requisição será interpretada como www.meusite.com.br/recuperar?txtmsg=’olá mundo’&teste=’php’.

  • Definir UTF nas páginas

Corrige os erros de caracteres especiais de uma página.

 

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

8 + 1 =