0

Conhecendo o Python

python

O Python é uma linguagem de altíssimo nível orientada a objeto, de tipagem dinâmica e forte, interpretada e interativa.

O Python possui uma sintaxe clara  que favorece a legibilidade do código fonte, tornando a linguagem mais produtiva. A linguagem inclui diversas estruturas de alto nível (listas, dicionários, data / hora, complexos e outras) e uma vasta coleção de módulos prontos para uso, além de frameworks de terceiros que podem ser adicionados.

Também possui recursos encontrados em outras linguagens modernas, tais como: geradores, introspecção, persistência, metaclasses e unidades de teste. Multiparadigma, a linguagem suporta programação modular e funcional, além da orientação a objetos.

Python é um software de código aberto (com licença compatível com a General Public License (GPL), porém menos restritiva, permitindo que o Python seja inclusive incorporado em produtos proprietários).  Além de ser utilizado como linguagem principal no desenvolvimento de sistemas, o Python também é muito utilizado como linguagem script em vários softwares, permitindo automatizar tarefas e adicionar novas funcionalidades, entre eles: BrOffice.org, PostgreSQL, Blender, GIMP e Inkscape.

Download do Python

O download da implementação oficial do Python está disponível em: http://www.python.org/download.

Implementação

Como dito no texto acima o Python possui uma linguagem clara que ajuda ao desenvolvedor na hora da legibilidade do código fonte. Segue um exemplo de um array com o uso do Python.

A indentação do código no Python é fundamental para uma boa interpretação.

Este Artigo é uma Citação do Livro: Python para Desenvolvedores, atualmente usei o mesmo no meus estudos sobre python e me ajudou bastante.

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

14 − 11 =