0

Web Services

managed-services-icon

Web Services

Os Web Services representam um padrão de transporte, interface e dados entre consumidores e provedores de serviço, podem ser definidos como programas modulares que visam garantir a interoperabilidade de um serviço. A tecnologia de Web Services é usada como uma forma de compartilhar aplicações usando módulos que são descritos, publicados e invocados através de uma rede de forma transparente. Os Web Services se baseiam no padrão arquitetural SOA (Service-Oriented Architecture).

Service-Oriented Architecture (SOA)

O padrão arquitetural SOA tem como princípio que as funcionalidades implementadas de por uma aplicação sejam disponibilizadas na forma  de serviços. O SOA faz a definição de uma infraestrutura para que aplicações troquem dados e participem de processo de negócio independente dos sistemas operacionais ou linguagens de programação utilizadas para suas implementações. No SOA há a interação de 3 elementos:

  • Service provider (provedor de serviço):  Entidade responsável por criar o serviço web, descreve o serviço em um formato padrão compreensível por qualquer cliente e publica os detalhes sobre o serviço em um registro central que esteja publicamente disponível para todos os interessados;
  • Service broker/registry (registro de serviço): é a localização central onde o provedor de serviço pode relacionar seu serviço Web e, no qual um cliente de Serviços Web pode realizar pesquisas sobre serviços;
  • Service requester/user (cliente do serviço): é o elemento que solicita o serviço a um service broker que, por sua vez, encontra um provedor de serviços disponível e repassa o pedido para esse provedor.

images

Protocolo SOAP

O protocolo SOAP(Simple Object Accesss Protocol) é o responsável pela troca de informação, dados e acesso a aplicações remotas, baseado em XML e mesnsagens de transporte HTTP, sendo assim realiza a troca de informações de forma independente de plataforma e/ou linguagens de programação.

WSDL (Web Services Description Language)

O Web Services Description Language (WSDL) é uma linguagem baseada em XML que permite com que os Web Services disponibilizem acesso as suas informações de uma forma padronizada e organizada através de interfaces. A principal função do WSDL é disponibilizar para o cliente um serviço e suas funções disponíveis independentemente de plataforma ou linguagem, fazendo assim com que uma aplicação Java se comunique com uma aplicação Perl ou com qualquer outra linguagem.

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

47 − 38 =