0

Protocolo SOAP

managed-services-icon

Protoloco SOAP

O protocolo SOAP é um padrão de troca de mensagens entre aplicações e Web Services, já que utiliza como base o XML e HTTP, definindo uma estrutura para a transmissão de mensagens entre sistemas distribuídos. De acordo com o W3Schools, a estrutura da mensagem SOAP é definida em um documento XML, que é formatado da seguinte forma que é mostrada na ilustração abaixo:

soapEvelope

Uma mensagem SOAP possui basicamente os seguintes elementos:

  • Envelope: é obrigatório em mensagens SOAP. O Envelope pode conter declarações de namespaces e também atributos adicionais como o que define o estilo de codificação (encoding style). Um “enconding style” define como os dados são representados no documento XML.
  • Header: é um item opcional, tendo como características, carregar informações adicionais do tipo se a mensagem dever ser processada por um determinado nó intermediário. Quando utilizado, o Header deve ser o primeiro elemento do Envelope.
  • Body: é um elemento obrigatório e contem o a informações propriamente dita que será transportada para o seu destino final. O body pode conter um elemento opcional Fault, usado para carregar mensagens de status erros pelos “nós” ao processarem mensagem.

O protocolo SOAP é importante para o desenvolvimento de aplicativos para permitir a comunicação via Internet entre os programas.

Estrutura de uma Mensagem SOAP

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

− 2 = 1