0

MANIPULAÇÃO DE ARRAYS

php

MANIPULAÇÃO DE ARRAYS

  • CRIANDO UM ARRAY INDEXADO
Como já vimos no post anterior, para criar um array indexado basta dar um nome ao mesmo e informar um índice numérico a cada elemento do array.
 
Exemplo:
  • INSERINDO VALORES NO ARRAY
Podemos fazer o uso de funções do próprio php para incluir valores em um array já criando. A função array_push( ), tem como função incluir valores em um array. Para isso basta informar o nome do array  como primeiro parâmetro, e posteriormente os valores a serem incluídos.
 
Exemplo:
  • EXCLUINDO VALORES DO ARRAY
Para excluir um dado valor do array deveremos informar qual é o índice do mesmo. Para isso utilizamos a função unset( ).
 
Exemplo:
  • EXIBINDO UM ELEMENTO DO ARRAY
Para exibir um único elemento do array, basta utilizarmos o comando echo ” ou print ”, para exibir dada posição do array.
 
Exemplo:
  • EXIBINDO OS ELEMENTOS DO ARRAY
Para exibirmos os valores presentes em um array, devermos fazer o uso de uma estrutura de repetição chamada foreach. O foreach tem como função ler o array a cada posição, como isso conseguimos exibir os valores presente no mesmo.
 
Exemplo:
  • LOCALIZANDO UM ELEMENTO DO ARRAY
Para localizar um elemento no array utilizaremos a função array_search( ), que tem como função realizar uma busca no array.
 
Exemplo:
  • EXIBINDO A ESTRUTURA DO ARRAY
Para exibir a estrutura de qualquer variável seja um array, um int ou um string, faremos o uso da função var_dump( ), passando como parâmetro o nome da variável.
 
Exemplo:
  • ORDENADO UM ARRAY
Ordem de Valores e sem mexer na posição dos índices(chaves)
Ordem Inversa de Valores e sem mexer na posição dos índices(chaves)
Ordem de Chaves e alterando a ordem dos valores
Ordem Inversa de Chaves e alterando a ordem dos valores
EXEMPLO PRÁTICO:
Para visualizar o exemplo prático clique em Continue Lendo:

Para testar o exemplo prático, crie um documento com a extensão .php, salve no diretório do seu servidor Apache(Caso você utilize o Xampp: C:/xampp/htdocs).

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

67 + = 69