0

Matrizes no PHP

phpArrays no PHP -Continuação
 
Fala galera hoje o post é sobre Matrizes no PHP. Primeiro como de costume, vamos ao conceito. Uma matriz pode conter várias partes separadas da informação armazenada nela, o que a difere dos tipos de variáveis escalares (cadeias e números). Basicamente uma matriz é uma lista que guarda em cada um de seus espaços um valor, sendo ele uma cadeia ou um número.
Para ilustrar o conceito vamos imaginar o seguinte: imagine um tabuleiro de damas. Nesse tabuleiro temos várias casas, uma ao lado da outra. Agora, cada casa dessas é um espaço vazio a ser alocado por algum valor. Imagine cada fileira de casas como sendo um conjunto com esses espaços vazios, ou seja, cada fileira na horizontal possui um conjunto de casas.
Agora, vamos imaginar que essa fileira que possui um conjunto de casas, seja uma variável. Essa variável por sua vez pode armazenar vários valores respectivamente, um em cada casa. Por exemplo, se uma fileira possui 8 casas, essa variável pode armazenar 8 valores diferentes, um em cada casa, sendo eles, cadeias, números ou algo mais complexo.

Para ilustrar melhor, saca só essa imagem:

image002

Como a imagem acima mostra, cada casa do tabuleiro de damas possui um valor. Todas as casas juntas formam uma matriz, que nesse caso possui oito elementos, em cada posição temos um valor diferente:

  • Posição 0 (primeira casa) – Valor 1;
  • Posição 1 (segunda casa) – Valor 2;
  • E assim por diante.
Em uma matriz declarada normalmente, a primeira posição será equivalente á zero, ou seja, em uma matriz de 8 elementos (como na imagem) se pegarmos o valor 1, o endereço(índice) em que ele está alocado se encontra na posição ZERO da matriz, o valor 2 se encontra na posição UM da matriz, o valor 3 se encontra na posição DOIS da matriz e assim sucessivamente.

O PHP suporta três tipos de matrizes:

  • Indexadas (Que usam números como as chaves)
  • Associativas (Que utilizam cadeias como as chaves)
  • Multidimensionais (Quando possuem outra matriz declaradas dentro da estrutura da mesma)
Falaremos melhor sobre esses tipos em um post separado!
 
Uma matriz segue as mesmas regras de nomenclatura de qualquer variável. Para fazer referência a um valor específico da matriz, inicie com o nome da variável de matriz, seguido pela chave entre colchetes.
Exemplo:
  

 No exemplo acima podemos ver que as chaves da matriz são utilizadas como outros valores no PHP. Números(como na matriz $filme[2]), nunca deverão ser colocados entre aspas(“”), enquanto as cadeias sempre deverão estar entre aspas($estado['RJ']).

Para exibição de matrizes vamos seguir o exemplo:

Créditos da postagem: Diógenes Freire vulgo DG.

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

7 + 3 =