0

Sintaxe e Implementação Javascript

jsSintaxe e Implementação Javascript

Para implementarmos scripts javascript em nossas páginas web necessitamos basicamente de um editor de texto e um navegador compatível com Javascript. Existem alguns editores de códigos mais sofisticados que exibem uma ajuda na hora de criarmos o nosso script, tais como poder trabalhar com diversas páginas ao mesmo tempo, colorir a sintaxe da linguagem destacando possíveis erros no código. Fica a critério do usuário a utilização do editor, particularmente utilizo o notepad ++ portátil pela praticidade e portabilidade.

Os scripts podem ser inseridos em uma página HTML ou em arquivos individuais contendo somente as declarações javascript. Em um primeiro momento criaremos os scripts em páginas HTML.

Para inserir um javascript em uma página HTML, devemos inseri-lo dentro de um delimitador chamado <script> como no exemplo abaixo:

Podemos fazer o uso de scripts em toda páginas desde que estejam entre o seu delimitador <script> e podemos inseri-lo também dentro de alguns atributos do HTML.

SINTAXE

O javascript apesar de não ser igual ao java como vimos no post anterior possui uma sintaxe semelhante ao mesmo pois foi baseado em java e também tem suas semelhança com a linguagem C.

Uma das semelhança com o java é que o javascript também é Case Sensitive, ou seja ele diferencia o uso de letras maiúsculas e minusculas na hora da criação de seus scripts, por isso fica atento ao uso do mesmo.

Exemplo de código:

O java script faz uso de um ponto e virgula no final de cada linha de código como um delimitador para a separação e quebra de linha das linhas de código, se torna essencial o uso de ponto e vírgula já que a maioria da linguagens fazem o uso do mesmo para quebra de linha de seu código.

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

11 − = 2