0

Introdução a Linguagem HTML

Introdução a Linguagem HTML

O HTML (HYPERTEXT MARKUP LANGUAGE) é uma linguagem dedicada a modelagem de páginas web. Um arquivo HTML consiste de um texto comum de códigos especias chamados tags, essas tags representam as marcações da linguagem HTML. O HTML é bastante simples e tem como finalidade formatar o texto exibindo em um navegador e criar ligações entre documentos web, por isso é conhecido com HyperText ou seja hipertexto.
 
AS TAGS DA LINGUAGEM HTML
 
As tags HTML são especificadas em pares e tem como finalidade a formatação de textos, criação de hyperlinks, inserção de vídeos e imagens, e etc. Além dos pares de tags existem algumas que possuem uma especificação individual é o caso da tag, utilizada para inserir uma quebra de linha. As tags são especificadas entre o sina< > para representar o inicio da marcação e do sinal < / > para representar o fim de uma marcação.
Sintaxe de um elemento(TAG):
element
Sintaxe de um Documento HTML:
struture

Definição:

  • <HTML> : Delimita o inicio e fim de uma página ou documento HTML.
  • <HEAD> : Delimita o inicio e fim do bloco de cabeçalho de uma página HTML.
  • <TITLE> : Delimita o texto a ser exibido na barra de títulos da janela do navegador.
  • <BODY> : Delimita o inicio e fim do corpo do documento HTML. É nele que a maioria das tags da linguagem HTML são definidas.

Estrutura Básica do HTML

A estrutura básica de um documento HTML é especificada através do uso de pares de tags, para delimitar o conteúdo que sofrerá alguma alteração. Além da definição de pares de tags o HTML também trabalha com algumas tags individuais.

Os pares de tags devem obedecer a seguinte estrutura:

As tags dever ser endentadas, ou seja, uma não deve atrapalhar o fechamento da outra. O HTML não diferencia o uso de letras maiúsculas ou minúsculas. As tags são interpretadas independente do tamanho, tipo, cor ou efeitos aplicados a sua fonte durante a digitação do código fonte da página.

Implementação do HTML

Para construirmos páginas HTML precisamos de um Editor de texto (exemplo, bloco de notas, notepad ++, Nvu, Adobe Dreamweaver) e de um navegador (exemplo: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Safari e pra quem é adepto ao mundo microsoft o Lixonet Explore). 

Os arquivos criados no editor de texto deverá ser salvo com a extensão .html ou .htm . Salve os seus arquivos em um diretório de sua preferência e para abri-los basta um duplo clique.

O padrão da linguagem HTML é mantido pelo W3C – World Wide Web Consortion, que é orgão que mantêm os padrões de algumas linguagens web.

DOWNLOAD DE ALGUNS EDITORES DE TEXTO

NOTEPAD ++ 5.9.8


Download 

 

NVU
 
NOTEPAD GNU

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

26 − = 25