0

JavaScript Introdução

Introdução
O Javascript é uma linguagem que roda no lado cliente (já que quem suporta sua carga de processamento é o navegador) e é utilizada para criar pequenos programas que realizam ações em páginas web. Como é compatível com quase todos os navegadores modernos, é a linguagem do lado cliente mais utilizada.
Com Javascript podemos criar páginas mais “inteligentes”, inserindo efeitos especiais e recursos como: botões que mudam ao passar o mouse em cima, verificar se o preenchimento de um formulário está correto, dentre outras interatividades com o usuário. Como já foi dito, o responsável por interpretar e conseqüentemente executar essas instruções Javascript é o browser, que é, portanto, o maior (para não dizer o único) com que esta linguagem conta.
Algumas linguagens de programação para web são muito complexas, mas as linguagens de script são geralmente simples por possuírem sintaxes fáceis de entender, além de permitirem a combinação de script com HTML para deixar as páginas Web interativas. Outra facilidade do Javascript é que ela é uma linguagem interpretada e não compilada. O que acontece é que navegador executa cada linha de script como as recebe. Por este motivo é importante saber que a sintaxe Javascript é case sensitive, ou seja é sensível ao tipo de letra, sendo necessária atenção na escrita dos comandos. Caso contrário o Javascript interpretará, por exemplo, o que seria um comando como sendo o nome de uma variável. Coisas como essas são o que diferem Javascript de outras linguagens de programação em que os códigos devem ser compilados ou traduzidos em código de máquina antes de serem executados.

Exemplo de código em JavaScript:

 

 

 

Paulo R. Marinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

− 4 = 1